TV Cultura estreia o game show Tá Certo?

Foto: Nadja Kouch

A competição bem-humorada traz respostas para dúvidas curiosas, em um programa com bonecos voltado para toda a família. A atração chega à emissora nesta segunda-feira (11/9) e vai ao ar de segunda a sexta, às 20h30

Bonecos com diferentes personalidades disputando um game show movido a perguntas curiosas: assim é o Tá Certo?, programa que a TV Cultura estreia na segunda-feira (11/9), às 20h30, com apresentação do humorista Warley Santana. A novidade vai ao ar de segunda a sexta-feira, com transmissão simultânea no YouTube.

Clique aqui para baixar fotos em alta resolução e a vinheta de abertura do programa.

A cada episódio, Tá Certo? reúne três competidores que disputam um prêmio intrigante e, às vezes, não muito convencional. Eles são desafiados a responder questões que variam entre temas de Tecnologia, Futuro, Gente e Natureza. Instigantes, as perguntas são feitas sempre por figuras conhecidas do cenário artístico, esportivo e intelectual, como Sérgio Mamberti, Raí, Daniel, Nasi, Fábio Porchat, Fafá de Belém, Maria Fernanda Cândido, Renato Teixeira, Rivellino e Zélia Duncan.

Por que a gente treme quando está com frio? O que acontece com o nosso corpo no horário de verão? Nossos gestos podem revelar o que estamos pensando? Por que nosso cérebro reage à TV como se fosse realidade? O papel pode ser tão duro como o aço? Perguntas como essas são lançadas aos participantes, que, à sua maneira, tentam acertar as respostas e vencer a competição do episódio. Nos vídeos que apontam se o boneco está certo ou não, o público se diverte e fica a par das respostas.

 

O programa reúne bonecos participantes de diferentes regiões, idades, profissões e níveis de escolaridade, como Dudu, Edmilson Som, Geisinha, Valtinho, Edwirges, Fafá, Bob e Dona Zilda. Quem também está sempre presente em cena é Tosco, um ET que veio do Mundo dos Monstros fazer um intercâmbio na Terra. No Tá Certo?, ele assume a função de diretor, contrarregra, cinegrafista… Um verdadeiro “faz tudo”! Os bonecos são manipulados e interpretados por nomes de referência, como André Milano (Sésamo e Cocoricó), Kelly Guidotti (Cocoricó e Sésamo) e Paulo Henrique (Que Monstro Te Mordeu? Sésamo).

Com trinta minutos de exibição, os episódios são apresentados por Warley Santana, ator, humorista, tradutor, intérprete e ventríloquo. Ele se tornou nacionalmente conhecido durante sua participação no programa CQC, além de atuações em diversas produções, como publicidade, séries, curtas e longas-metragens. “O objetivo principal do programa é incentivar jovens e adultos a desenvolverem raciocínio e criatividade, além de despertar a curiosidade para temas do cotidiano”, explica ele.

Para o presidente da TV Cultura, Marcos Mendonça, a estreia da atração dá continuidade à tradição da emissora de levar ao ar programas que estimulem a curiosidade e o interesse por novos conhecimentos: “a televisão brasileira carece hoje de um programa familiar, capaz de informar, divertir e educar várias gerações. Vimos esse potencial noTá Certo?. O uso de bonecos no formato de game show permite que perguntas cheguem até as pessoas de forma leve, incentivando-as a aprender mais sobre diferentes temas”.

Segundo Marcos Amazonas, idealizador do projeto, “as perguntas que movem o programa são surpreendentes e inusitadas para aguçar a curiosidade do público. E a liberdade que os bonecos possuem ao respondê-las proporciona um resultado que os torna um pouco transgressores, por meio de um humor leve, divertido, ideal para toda a família”.

Tá Certo? é um programa da Libertà e tem direção assinada por Léo Liberti. O presidente Marcos Mendonça também reforça a importância de fomentar a produção independente: “abrigar em nossa grade atrações nacionais de qualidade, selecionadas de maneira plural e democrática, é uma das missões da TV Cultura”.

Saiba mais sobre o apresentador e cada um dos personagens:

  WARLEY SANTANA – APRESENTADOR 

Simpático  e divertido, é ele quem comanda o programa. Apesar de fazer brincadeiras e ser engraçado, é um contraponto à maluquice dos bonecos.

  DANTE E STELLA – URSIVERSITÁRIOS

Um recurso para os participantes quando eles não sabem a resposta. Esses dois ursinhos de pelúcia são irmãos, mas têm personalidades completamente distintas. Eles nunca estão de acordo: enquanto um fala uma resposta quase certa, o outro dá uma completamente errada.

  TOSCO – CONTRARREGRA, DIRETOR, ASSISTENTE… 

Este ET em intercâmbio na Terra é o responsável por ‘anarquizar’ o cenário. Fala um pouco de português, come tudo o que vê pela frente e vive aprontando com todos.

  BOB – PARTICIPANTE 

Personal trainer, Bob tem 25 anos. Malhado, bonitão, simpático, doce, amável, amigo das plantinhas e animais. Preocupado com os outros competidores, é querido por todos.

  GEISINHA – PARTICIPANTE 

É uma típica patricinha consumista, viciada em compras e academia. Mimada e enjoada, tem ataques sempre que uma pergunta nojenta é feita a ela. Adora ir a Miami e costuma usar palavras em inglês. Tem uma queda por Tosco, mas não admite isso a ninguém.

  DUDU – PARTICIPANTE 

É o mais palhaço de todos e acerta apenas sem querer. É fofo, sincero e gente boa, além de apaixonado por Edwirges.

  EDWIRGES – PARTICIPANTE

Dramática, fatalista, exagerada e neurótica. Tem síndrome do pânico e transforma qualquer questão em uma catástrofe. É um pouco hipocondríaca e pode ter asma emocional. Dudu é apaixonado por ela, mas Edwirges gosta mesmo é de Bob.

  EUGÊNIO – PARTICIPANTE 

Eugênio é certinho, CDF e quase sempre acerta. Inteligente, tem uma personalidade descolada que se aproxima mais do estilo geek do que do estereótipo nerd. E ele sabe que é bom. Costuma dizer que está certo em 98% das vezes.

  FAFÁ – PARTICIPANTE

Aos 35 anos, Fafá vende de tudo: perfume, potes, doces… Ela tem faro para negócios e é inventiva e comunicativa. Sempre que pode, leva um produto e tenta vender a algum concorrente.

  HETERÔNIMA – PARTICIPANTE

Heterônima tem múltipla personalidade e, a cada programa, pensa ser uma pessoa famosa da história: Cleópatra, Einstein, Fernando Pessoa, Ella Fitzgerald…

  VALTINHO – PARTICIPANTE 

Acelerado, agitado e com raciocínio rápido. Assim é Valtinho, motoboy e namorado de Fafá. Entrega comida chinesa durante o dia e pizza à noite. Ele sempre responde com histórias da rua e acerta mais do que erra.

  EDMILSON SOM – PARTICIPANTE

Participa do programa para tentar saltar para a fama, já que quer trabalhar na TV. Então, aproveita as respostas para cantar, fazer imitações e tentar roubar a vaga de Warley. Prefere chamar atenção a acertar as respostas.

SEU VALÉRIO – PARTICIPANTE

Aos 50 anos, Seu Valério é um contador. Burocrata, ele fala devagar, é chato, prolixo e acha que está dando uma aula sobre o assunto, mas, na verdade, não fala nada com nada. Tem uma certa arrogância, pois se acha mais inteligente do que os outros, mesmo sendo um enrolador.

  DONA ZILDA – PARTICIPANTE 

Esta professora ranzinza de 82 anos é a mais velha competidora. Fala o que ninguém tem coragem, diz as verdades de forma ácida e dá conselhos pessimistas a Geisinha, além de se irritar com Seu Valério. De tão mal-humorada, acaba sendo engraçada.

Um comentário

  1. Eu, minha mãe e meu padrasto assistimos todos os dias. Adoro o dudu, edimilsomsom e o tosco com suas maluquices: “Raminho”, “Alface”, Varizes e por ai vai!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*