Sistema Detecta começa a ser implantado em toda a cidade

Funcionário realiza a instalação das novas câmeras de monitoramento na Estrada Tenente Marques, na Fazendinha

Quando se trata da segurança da população, a prefeitura não tem medido esforços e vem realizando importantes investimentos e ações em todos os bairros do município. E na última semana, começaram a ser instaladas as câmeras de videomonitoramento com o sistema Detecta em diversos pontos da cidade.

As novas câmeras são mais modernas, com nova infraestrutura e agora possuem dispositivo com foco e zoom digital, que permite que as imagens sejam geradas em alta definição, chegando em tempo real e com qualidade. Elas serão responsáveis por verificar a ação de motoristas que agirem de modo imprudente, desrespeitando as leis de trânsito (parar em cima da faixa de pedestres, avançar o sinal vermelho, andar acima da velocidade permitida na via).

Além disso, com o sistema Detecta as imagens dos veículos são analisadas pela central de monitoramento e qualquer veículo que entrar no território municipal, caso seja constatado que este seja objeto de roubo, a central acionará a viatura mais próxima, passando a localização, em tempo real, do veículo para impedir que o mesmo consiga sair da cidade. As primeiras câmeras foram implantadas na Estrada Tenente Marques e em seguida serão instaladas em outros bairros e pontos estratégicos do município.

Em bairros que, de acordo com levantamento da Secretaria de Segurança Urbana, a incidência de crimes como roubos e tráfico de drogas é maior, também serão instaladas as novas câmeras. Todas as imagens geradas ficarão armazenadas no banco de dados da central de monitoramento da guarda municipal.

Todos os guardas municipais e funcionários ligados a segurança da cidade receberão treinamento e capacitação da empresa responsável pelo monitoramento para conhecerem como funciona o novo sistema.

 

Texto: Renato Menezes

Foto: Marcio Koch