SDS contrata 96 pessoas por meio do Programa Emergencial de emprego

Desde sexta-feira (1/03), noventa e seis moradores de Cotia estão trabalhando na Prefeitura, por meio do Programa Emergencial de Auxílio Desemprego (PEAD). Os contratos foram assinados no dia 28/02, com a presença do prefeito Rogério Franco. Os beneficiados do Programa fizeram as inscrições nos dias 14 e 15 de fevereiro, no Espaço Movimenta Cotia. O PEAD é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS).

O prefeito Rogério Franco fez questão de dar as boas-vindas aos colaboradores. “Quero desejar muito sucesso e que sejam bem-vindos a este time. Este programa é voltado exclusivamente para o social, vocês vão oferecer mão de obra em troca da bolsa-auxílio, não houve indicação, todos fizeram a inscrição e foram selecionados pela equipe da SDS”, disse o prefeito.

O contrato tem validade de um ano, mas pode ser prorrogado por igual período. Os beneficiados receberão uma bolsa-auxílio no valor de R$ 800 e auxílio-alimentação no valor de R$ 142,47. “Muita gente duvidou da seriedade da inscrição que fizemos nos dias 14 e 15 de fevereiro, mas vocês estão aqui para assinar este contrato e fazerem parte deste time de colaboradores”, disse Mara Franco.

Os beneficiados serão distribuídos em dezenas de setores públicos municipais nas secretarias de Saúde, Obras, Educação, Segurança Pública, entre outras, e a dona Antônia Alves da Silva, de 49 anos, que mora no bairro Jardim Engenho, está entre as pessoas que formalizaram a contratação. “Fiquei sabendo da inscrição pela minha filha, que viu na internet. Estou desempregada há seis anos, meu marido sofreu um acidente e agora que está voltando a fazer uns bicos. Eu fiquei muito feliz porque vou poder ajudar com as despesas da casa”, disse.

A dona Doralice Quirino da Silva tem 59 anos e acabou de receber alta de um tratamento contra câncer. Ser selecionada pelo PEAD foi como um presente. “Estou muito contente com este presente. Ouvi muita gente duvidando que era sério, mas estou aqui para agarrar esta oportunidade de trabalho com a mesma força que agarro a minha vida”, comentou.

O que é PEAD?

O Programa Emergencial de Auxílio Desemprego (PEAD) proporciona renda para cidadãos que estão desempregados há mais de nove meses, residentes há pelo menos dois anos em Cotia. O Programa tem caráter assistencial e foi implantado em Cotia pela Lei Municipal 986/1999.

Caso haja um número de inscritos superior ao de vagas, a preferência para participação no programa é definida mediante aplicação, pela ordem, dos seguintes critérios: maiores encargos familiares, mulher arrimo de família, maior tempo de desemprego e sorteio.

A participação no programa não representa vínculo empregatício, já que tem caráter assistencial e de formação profissional com palestras a cada dois meses.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.