Saúde de Jandira realizará Dia D da multivacinação amanhã, dia 16

Durante o Dia D, serão aplicadas diversas vacinas em crianças e jovens, entre elas a vacina contra a Covid-19, a ser aplicada em jovens com idade entre 12 e 17 anos.

Amanhã, dia 16, ocorrerá nas Unidades Básicas de Saúde de Jandira, evento denominado Dia D da vacinação, onde crianças e jovens com até 15 anos poderão colocar suas carteiras de vacinação em dia, e jovens com idade entre 12 e 17 anos também poderão receber a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19, em algumas UBSs.

No Dia D da multivacinação, todas as Unidades Básicas de Saúde de Saúde (UBS) estarão com suas salas de vacinação abertas das 8 às 17 horas.

Em resumo, amanhã, o responsável pela criança ou adolescente, deverá comparecer na UBS mais próxima da sua residência, onde um profissional irá avaliar quais serão os imunizantes que precisarão ser aplicados, tanto para eventual situação de atraso, falta ou necessidade de reforço.

Em situações de perda da caderneta de vacinação, a recomendação é de que os pais ou responsáveis compareçam ao mesmo posto de saúde onde vacinaram as crianças anteriormente, para que seja possível consultar quais doses já foram aplicadas na ficha de registro arquivada na unidade.

Durante o Dia D, serão aplicadas 14 tipos de vacinas que protegem contra cerca de 20 doenças: BCG (tuberculose); rotavírus (diarreia); poliomelite oral e intramuscular (paralisia infantil); pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Haemophilus influenza tipo b – Hib); pneumocócica; meningocócica; DTP; tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); HPV (previne o câncer de colo de útero e verrugas genitais); além das vacinas contra febre amarela, varicela e hepatite A.

A ação faz parte da Campanha de multivacinação, que iniciou no dia 01 de Outubro, e continuará ativa até o próximo dia 29.

A grande novidade deste Dia D da multivacinação, é que as Unidades Básicas do Jardim Gabriela, Vila Eunice, Jardim Analândia e Parque Santa Tereza, também estarão aplicando a vacina contra a Covid-19, em adolescentes com idade entre 12 e 17 anos, sem a necessidade de agendamento prévio, no entanto, o(a) jovem jandirense deverá apresentar: documento oficial com foto e comprovante de endereço.