Santana de Parnaíba Realiza, Evento com Mais de 130 Anos de Tradição, Que Comemora a Abolição dos Escravos

No próximo dia 11, a partir das 17h, acontece a 132ª edição da Festa do Cururuquara, em Santana de Parnaíba. Um evento cheio de religiosidade, tradição, cultura e história, que comemora 13 de maio de 1888, quando foi sancionada a “Lei Áurea”, que determinava a abolição oficial da escravatura no Brasil.

Segundo os relatos históricos os escravos de Nhô Bueno, um famoso fazendeiro da região, em comemoração ao ato, se reuniram na capela de São Benedito para agradecer e festejar sua libertação. A celebração, segundo a tradição oral, teria durado por quatro dias com danças, músicas e samba de bumbo; e de lá para cá todos os anos centenas de pessoas se reúnem para relembrar a data.

Organizada pela prefeitura de Santana de Parnaíba a festa conta com reza cabocla, procissão, missa, levantamento de mastro e a tradicional apresentação de samba de bumbo (Vide programação na tabela abaixo).

O acesso ao Cururuquara é pelo Km 40,5 da Rodovia Castello Branco, sentido interior/capital, após o Castelinho da Pamonha, próximo à passarela de pedestres.

Programação

17h Reza Cabocla

18h Procissão

19h Missa

20h Levantamento de mastro

21h Samba de Bumbo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.