Santana de Parnaíba dará início a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite no sábado, (15/08)

Campanha de multivacinação   20-06-2009 savio 014A prefeitura de Santana de Parnaíba por meio da Secretaria Municipal da Saúde realizará no sábado (15/08) o dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite (Paralisia Infantil). A campanha que começará no dia 15 vai durar até o final do mês de agosto.

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo tem como meta vacinar 95% das crianças que tenham de 6 meses até 4 anos 11 meses e 29 dias, com uma única dose oral da vacina, independente de já terem sido vacinadas anteriormente.

Neste dia (15/08), a vacinação acontecerá das 08h às 17h nas unidades de saúde do município. Os pais também poderão vacinar seus filhos em um dos postos volantes que irão percorrer vários bairros da cidade durante o dia (vide endereços na tabela abaixo).

É importante ressaltar que as crianças que estiverem com outras vacinas atrasadas na carteirinha de vacinação poderão aproveitar e tomá-las, conforme autorização dos pais, mas a multivacinação só será possível em uma das unidades de saúde, nos postos volantes apenas serão ministradas as doses contra a poliomielite.

 

Poliomielite

A Poliomielite ou “paralisia infantil” é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia, de início súbito. Ela atinge, em geral, os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principal característica a flacidez muscular, com sensibilidade conservada.

As Campanhas Nacionais de Vacinação contra a Poliomielite começaram no ano de 1980, e há anos vem obtendo sucesso no controle epidemiológico da doença no território nacional. O Brasil está livre do vírus desde 1989 e assim deve se manter até a concreta certificação mundial da erradicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.