Santana de Parnaíba continua com bons índices de mortalidade infantil

Os baixos números de mortalidade se devem às políticas públicas adotadas pela prefeitura

Mais de 100 famílias recebem kit de enxoval do Programa Mãe Parnaibana no Cine Teatro Coronel Raimundo

Santana de Parnaíba vem melhorando cada vez mais os índices de mortalidade infantil e isso fica ainda mais evidente se comparado ao cenário nacional. Afinal, de acordo com os dados do Ministério da Saúde, após 26 anos de queda nos números o Brasil registrou alta de 4,5%, na comparação entre os anos de 2015 e 2016.

Na contramão disso, de acordo com os dados da Fundação Seade, a cidade de Santana de Parnaíba apresentou uma diminuição de mais de 10% no mesmo período, e na comparação entre os anos de 2013 e 2016 a melhora é ainda mais significativa, 40%.

Muito disso se deve às políticas públicas de atenção básica adotadas pelo município, das quais pode-se destacar os programas Bebê Passo a Passo e Mãe Parnaibana, da Secretaria de Saúde e do Fundo Social de Solidariedade, respectivamente, que atuam no combate a mortalidade infantil por meio de acompanhamento pré-natal e palestras educativas.

“O atendimento pré-natal que eu recebi aqui foi ótimo, é uma das poucas cidades que eu vi a preocupação realmente com as grávidas, eu venho de uma cidade que não tem muito auxílio e aqui eu fiquei realmente surpresa e esse kit ajuda muito, porque é muito completo” disse Ana Paula Joaquim, Moradora do Refúgio dos Bandeirantes.

No programa Mãe Parnaibana, no último dia 24/07, a prefeitura realizou mais uma entrega de kits no Cine Teatro Coronel Raymundo. Ao todo, mais de 100 Famílias receberam o kit enxoval e carrinho de bebê. Somente este ano a prefeitura já beneficiou mais de 500 kits.