Restauração da Igreja da Matriz foi Entregue a População com Missa Especial

No último Domingo, após 1 ano de obra, foi entregue a restauração da fachada da Igreja da Matriz, cartão postal de Santanade Parnaíba. Na ocasião, foi celebrado uma missa de ação de graças pelo Bispo Diocesano de Jundiaí, Dom Vicente Costa, com apresentação de coral e uma palavra do Prefeito Elvis César.

Centenas de moradores e visitantes acompanharam a entrega. O Prefeito Elvis Cesar fez questão de presentear o arcebispo com uma placa comemorativa com a imagem da Igreja. “Fiquei feliz com presente e principalmente, em ver que a Casa do Senhor está mais bonita ainda e Ele merece o melhor de todos nós.” falou contente com o resultado, Dom Vicente Costa.

No final do ano passado, a prefeitura de Santana de Parnaíba foi contemplada com uma verba para a manutenção de um dos seus mais valiosos patrimônios históricos: a Igreja Matriz. Todo o trabalho que está sendo realizado tem o intuito de manter as características originais da construção e tem o apoio do Governo do Estado de São Paulo.

O valor de  1.680.914,88 destinado à restauração foi obtido após a aprovação do projeto “Santa Ana preservação da Cultura e da Fé”, enviado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo ao Fundo dos Interesses Difusos (FID), que é administrado por um conselho gestor das secretarias Estaduais e presidido pela Secretaria Estadual da Justiça e da Cidadania de São Paulo.

Para a restauração foi aplicação o método construtivo para bens históricos/culturais observando os preceitos de conservação e restauração aprovados pelos órgãos  responsáveis.

Foram utilizados materiais compatíveis  com a técnica construtiva da época para a preservação do matrimonio histórico com análise frequente sobre a procedências dos materiais empregados,  tais como: Cal virgem, tintas silicáticas, o que confere a qualidade comprovada nacional e internacionalmente.

A capela foi construída por Suzana Dias na então, Vila de Parnahyba em 1610, em louvor à Santa Ana, que originou o nome da cidade. Em 1812, foi construída a edificação atual, embora a sua planta tenha sido aprovada somente em 1882. Hoje, a Igreja Matriz é um dos principais pontos turísticos da cidade. Sua última grande reforma foi em 1994.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.