Professores de Santana de Parnaíba apresentam projeto inovador

Sandra Garcia, diretora pedagógica da Mind Lab (à esq.), a professora vencedora Katia Rodrigues e o secretário de educação Clécius Wanderley Romagnoli dos Santos

 

Cinco professoras da rede municipal de Santana de Parnaíba apresentaram em evento realizado na Secretaria Municipal de Educação, nesta segunda-feira (17), projetos envolvendo jogos de raciocínio para desenvolver habilidades socioemocionais e cognitivas nos alunos. As escolas selecionadas estão entre as 15 unidades do município que aplicam o Programa MenteInovadora, desenvolvido pela Mind Lab, empresa líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras, que integra jogos de tabuleiro à grade de aulas para mais de mais de 4 mil alunos.

Por meio da metodologia da Mind Lab, Katia instigou alunos, do 1º ano do Ensino Fundamental, a construir rimas com o objetivo de ajudar as crianças na fixação das sílabas, favorecendo o desenvolvimento da consciência fonológica. “Utilizando jogos e a metodologia da Mind Lab, os alunos estruturam suas necessidades, atribuem sentido à realidade por meio de regras, socializam, opinam, cooperam, aprendem conceitos que serão transpostos para a vida”, diz

A professora Ana Claudia Trevizan, por sua vez, utilizou o jogo Forças Unidas para tratar da necessidade da união e do auxílio mútuo para a obtenção da excelência nos resultados.

Já Walquiria Rodrigues apostou no jogo “Quem sou Eu?” para trabalhar as características e famílias de animais. A turma foi dividida em duplas e cada uma das crianças tinha que fazer perguntas para serem respondidas com “Sim ou Não” sobre o desenho do animal que está colado nas suas costas.

O evento Regional da Práticas Exitosas busca reconhecer boas práticas na utilização da metodologia, que integra jogos de raciocínio às salas de aula com a mediação de professores para que os alunos possam transpor o aprendizado para suas vidas e desenvolvam características importantes como capacidade de trabalho em equipe, empatia, resiliência e pensamento analítico. Primeira colocada, Katia Rodrigues apresentará seu projeto em São Paulo, no dia 14 de janeiro, junto a docentes de outras dez localidades do país.

O encontro reuniu professores, diretores, formadores, educadores e equipe da Mind Lab. O secretário Clécius Wanderley Romagnoli dos Santos esteve no evento para reconhecer as professoras.

“Os jogos de raciocínio são ferramentas que permitem trabalhar diversas questões essenciais para o cotidiano dos alunos de forma criativa, lúdica e conectada à realidade. Em Santana de Parnaíba, temos o privilégio de compartilhar histórias inspiradoras de utilização dessa metodologia para expandir o conhecimento das crianças e jovens”, afirma Sandra Garcia, diretora pedagógica da Mind Lab. No Brasil, há 5.000 professores capacitados para aplicar a metodologia da Mind Lab em 17 estados brasileiros.

Sobre o MenteInovadora

O programa MenteInovadora é uma metodologia pioneira da Mind Lab, com resultados comprovados no desenvolvimento socioemocional de alunos do ensino infantil ao pré-vestibular. O principal diferencial do Mente Inovadora é a integração de jogos de raciocínio à grade de aulas, com a mediação de um professor capacitado pelo programa. Os jogos estimulam os alunos a experimentar em um contexto controlado situações da vida real. Desenvolvida por especialistas israelenses e brasileiros que atuam no campo da psicopedagogia, neurociência e educação, a Metodologia da Mind Lab é utilizada em 21 países, como Austrália, China, Espanha, Estados Unidos, Itália, Japão e Reino Unido e já atendeu milhões de alunos, garantida e apoiada por importantes instituições nacionais e internacionais, como o Instituto Inade e a Universidade Yale.

Sobre a Mind Lab

Fundada em Israel em 1994, a Mind Lab é líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras para o aprimoramento de habilidades e competências cognitivas, sociais, emocionais e éticas. Com a proposta de trabalhar o desenvolvimento humano para uma vida mais harmônica e feliz, as metodologias e aplicações da empresa ampliam os potenciais de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos ao redor do mundo, com a utilização de jogos de raciocínio que provocam a vivência de situações do cotidiano. Com resultados comprovados em mais de 20 países ao longo de mais de 20 anos, a metodologia Mind Lab atende milhões de alunos, sendo reconhecida e apoiada por importantes instituições nacionais e internacionais. No Brasil desde 2006, a Mind Lab é parceira de mais de mil instituições de ensino do setor público e privado e conta com cerca de 5.000 professores para aplicar suas metodologias, em 17 estados brasileiros.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.