Prefeitura de Santana de Parnaíba realiza ação para a retomada Consciente dos comércios

Na última segunda-feira (15), através do decreto 4.383/2020, a Prefeitura de Santana de Parnaíba autorizou a abertura de alguns estabelecimentos comerciais do município. Isso ocorreu devido ao Plano São Paulo, programa do governo estadual, onde a cidade passou da fase vermelha(restrição total de comércios não essenciais) para a fase laranja(flexibilização com horário e capacidade reduzidas). Os critérios que possibilitaram essa mudança de fase foram os baixos índices de ocupação das UTI´s, assim como o número de casos de pessoas com coronavírus se manter relativamente controlada e a evolução da pandemia na região oeste.

Na fase laranja os shoppings centers, galerias comerciais (exceto praça de alimentação), escritórios, igrejas e templos religiosos são alguns dos estabelecimentos autorizados a funcionar, desde que adotem planos estratégicos de funcionamento, conforme o Plano de Retomada da Economia disponível no site da prefeitura. Os comércios devem entrar no site da prefeitura e preencher o termo de responsabilidade de abertura, e encaminhar para o e-mail sms.libera@santanadeparnaiba.sp.gov.br. A vigilância sanitária ficará com a responsabilidade dos protocolos para a  liberação dos comércios

Entre as regras a serem seguidas estão a capacidade de 20% nos comércios, álcool Gel 70% disponível na entrada e saída, uso obrigatório de máscaras, distanciamento de no mínimo 1,5 m e  o horário reduzido (4h por dia).