Prefeitura inicia informatização da entrega de medicamentos

Em parceria com a Secretaria de Gestão Estratégica e Inovação, criada no início deste ano, a Secretaria da Saúde de Cotia implantou um sistema de controle no almoxarifado de medicamentos que vai melhorar a eficiência e controle na distribuição para a população. A medida faz parte do projeto do prefeito Rogério Franco de modernizar e humanizar o atendimento em todos os serviços públicos.

“O sistema de controle de medicamentos é fundamental para o acompanhamento na entrega de medicamentos aos munícipes”, disse Raphael Camargo, titular da Secretaria de Gestão Estratégica e Inovação. Ele adiantou também que segue em estudo a informatização das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) através da implantação do prontuário eletrônico. “É um investimento que o prefeito pretende fazer para garantir a evolução do atendimento e o melhor acompanhamento dos medicamentos para evitar a falta deste ou daquele remédio na unidade.”

De acordo com o secretário da Saúde, Magno Sauter, a informatização é um salto positivo que Cotia dá em benefício da população. “A informatização dos processos atende as expectativas de melhoria e qualidade do atendimento, segurança no manuseio do prontuário e aumento na eficácia”, avaliou.

Tecnologia que aproxima

Para evitar que o munícipe precise fazer vários deslocamentos em busca de medicamentos, a Prefeitura está desenvolvendo um aplicativo e um site para que os munícipes cadastrados localizem qual farmácia mais próxima de sua residência tem o medicamento prescrito. “Também está em teste o sistema de envio de mensagens por SMS para que todos os munícipes não se esqueçam da data da consulta agendada. Com essas ações, a Prefeitura está aplicando a inovação para humanizar e melhorar o atendimento nas unidades de saúde”, disse Raphael Camargo.

Para Magno Sauter, o impacto desta comunicação entre a rede de saúde e a população será positivo em todos os sentidos. “O sistema de SMS vai ser muito útil na diminuição nas faltas a consultas e servirá como importante ferramenta na diminuição das filas na atenção básica de saúde.”