Prefeitura de Carapicuíba promove Dia da Saúde para população de rua

Nesta sexta-feira (26), a Prefeitura de Carapicuíba, por meio da Secretaria de Saúde promoveu o Dia da Saúde no Centro POP. Voltada à população de rua da cidade, a iniciativa ofereceu diversos serviços, como vacinação contra a gripe, teste rápido para Covid-19, coleta para exame de tuberculose, além de testes rápidos para  HIV, sífilis e hepatites.

“Esse trabalho é fundamental para termos certeza que estamos bem de saúde, porque com saúde somos capazes de ultrapassar qualquer barreira”, comenta Marcelo Pereira, 45 anos, morador de rua em Carapicuíba.

A ação aconteceu no Centro POP, equipamento público onde pessoas em situação de rua recebem itens de higiene pessoal e doação de roupas, se alimentam, tomam banho, além de serem encaminhados para consultas médicas e regularização de documentos. O local também conta com equipe de psicólogos e assistentes sociais.

Neste momento de pandemia, o Centro POP distribui máscaras caseiras e orienta diariamente a população de rua sobre medidas de prevenção contra a Covid-19, como evitar levar as mãos ao rosto, devida higienização das mãos, usar máscara de proteção facial, evitar aglomerações e, caso sintam-se doentes, procurar uma unidade de saúde próxima, entre outras recomendações.