Prefeitura de Barueri intensifica ação sanitária contra o coronavírus

O trabalho de higienização e desinfecção dos locais públicos de Barueri é uma das medidas tomadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Serviços Municipais que, em parceria com a Veolia Brasil/Proactiva, desenvolve a ação de sanitização para combate à pandemia da Covid-19. Os serviços foram iniciados em 23 de março e já se encontram na terceira etapa, com aplicação (repetida em muitos pontos) do produto Peroxy Riccel, por equipes com equipamentos específicos.

O produto é um desinfetante hospitalar e limpador sem odor e corante, compatível com o meio ambiente, registrado na Anvisa, com uso aprovado em hospitais, clínicas, laboratórios, indústrias farmacêuticas, cosméticas, alimentícias e qualquer outro segmento em que processos de desinfecção sejam necessários.

A desinfecção com o Peroxy Riccel se dá por meio de equipes que utilizam caminhões-pipa, caminhões com lavadora de alta pressão (Wap) e bombas costais.

As equipes já percorreram todos os próprios públicos de Barueri. Nos últimos dias, o produto já foi aplicado em locais como as secretarias municipais, incluindo a de Saúde, bases da Guarda Municipal e do Demutran, Pronto-Socorro do Jardim Paulista, na Casa de Passagem do Jardim Reginalice, Paço Municipal e Ipresb (Instituto de Previdência dos Servidores de Barueri).

Todos os dias o Velório Municipal também é higienizado. E dia sim, dia não, a ação é realizada no Pronto-Socorro do Centro e Pronto-Socorro Infantil.

Os trabalhos são realizados à noite, após as 22 horas, quando os locais ficam mais vazios. Mas, em alguns locais, as equipes de desinfecção já atuaram no período diurno. A previsão é de que a ação se intensifique, enquanto for necessária, e a sanitização ocorra também nos períodos da manhã e da tarde.

Durante a quarentena, a Prefeitura de Barueri e a Veolia Brasil, seguindo os protocolos mundiais de segurança e limpeza, higienizaram ainda terminais rodoferroviários do Centro, Jardim Silveira, terminais de ônibus do Parque Viana, Parque Imperial e Vale do Sol; áreas das delegacias de polícia de Alphaville; da Vila Boa Vista e Delegacia da Mulher, na Vila Porto; corrimãos de acesso ao Boulevard e Ganha Tempo, passagem sob a linha férrea da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), plataformas de ônibus em frente a locais como os shoppings de Barueri e do Hospital Dr. Francisco Moran, na Vila Porto.