Prefeitura apresenta plano de habitação de interesse social

Na manhã de sexta-feira (11/08), a Secretaria de Habitação realizou uma audiência pública na Associação dos Arquitetos, Engenheiros e Técnicos de Cotia (AETEC) para a discussão sobre o Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS) a fim de criar e definir políticas públicas para serem desenvolvidas pelo município na área de habitação e interesses sociais.

A audiência foi presidida pela arquiteta e representante da secretaria, Luciane Alegre, e contou com a presença de pessoas do poder civil e representantes de outras secretarias. Luciane falou sobre a importância da melhoria do espaço urbano por meio de moradias dignas, regularizações fundiárias e oferta de infraestrutura básica para assegurar o direito à moradia adequada.

“Estamos sofrendo com muitas invasões de áreas públicas e particulares. Entendemos que se trata de uma população carente e que também tem direito à cidade e que necessita dos serviços públicos”, disse Luciane. Ela salientou que esta situação sobrecarrega todo o sistema e o município fica sem a articulação necessária e correta para atender de forma adequada as famílias de baixa renda.

A Prefeitura vai buscar parcerias com o Governo Estadual e Federal através de programas como oHabitação de Interesse Social (HIS), por meio das ações de apoio do Poder Público para construção habitacional para famílias de baixa renda, regularizações fundiárias, programas de subsidio à habitação.

Outro programa será o Cartão Reforma, oferecido pela Caixa Econômica Federal, que deverá ser articulado junto com a Secretaria de Desenvolvimento Social para que o direcionamento seja feito de maneira correta.

Na audiência também foi apresentada a metodologia do projeto, dados coletados sobre o município, leitura da realidade habitacional municipal e bases territoriais (mapas). Após, foi apresentado o diagnóstico que mostrou o crescimento desordenado da cidade nos últimos anos e, por fim, algumas propostas para que os problemas sejam aos poucos, resolvidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.