Obras do Parque Linear já estão em andamento

Mais uma opção de lazer para a população de Barueri começou a ganhar corpo no início deste ano. Trata-se da construção do Parque Linear, que ocupará uma área total de 16.738,93 metros quadrados na margem esquerda do Rio Tietê.

O primeiro projeto é de autoria do consagrado arquiteto paisagístico e urbanista Benedito Abbud e o segundo foi desenvolvido pela equipe de arquitetos da própria Secretaria de Obras da Prefeitura de Barueri. Ambos foram fundidos.

A previsão de entrega do Parque Linear é de 12 meses. Ele começa no Jardim dos Camargos, cruza a Vila Porto e o Jardim Tupanci, passa pelo Parque Dom José e termina no Parque da Juventude, no bairro Chácaras Marco, cujas obras devem começar em breve.

Haverá uma praça em frente à Rua Marte, uma ciclovia e uma longa pista de caminhada com 4,5 km. Estão previstas a entrega de um bicicletário, duas praças de ginástica, bebedouros e playgrounds. Mesas, bancos e totens de energia solar para carregamento de baterias complementam as opções para o conforto dos frequentadores.

“Nosso intuito é proteger a margem do Rio Tietê, ampliar a malha de ciclovias e garantir mais lazer a toda a população de Barueri”, afirma o secretário de Recursos Naturais e Meio Ambiente Marco Antônio de Oliveira – o Bidu.

Não se tem notícia de um complexo de parques parecido com esse. Barueri será uma das cidades mais arborizadas do Estado de São Paulo. Já possui o Parque Dom José (90 mil m²), o Parque Taddeo Cananéia (23.875 m²) e o Parque Ecológico Tietê (1 milhão de m²).

Com mais essa área verde, Barueri, que já é o primeiro colocado entre os nove municípios da Região Oeste e o terceiro entre os 39 da Grande São Paulo, deverá avançar algumas posições no ranking Município VerdeAzul da SIMA (Secretaria de infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo).

                                                                    – – –

Jorge Ferreira – 24/02/2021

Crédito das fotos: Lourivaldo Fio/Secom