Nas férias de janeiro, palhaça Carmela leva um “Dia de Praia” ao Teatro Arthur Azevedo

Entre os dias 11/01 e 02/02 (exceto 12/01), aos sábados e domingos, às 16h, a Cia. Circo Delas realiza temporada do espetáculo “Dia de Praia”, no Teatro Arthur Azevedo (Av. Paes de Barros, 955 – Mooca). A peça, voltada para todos os públicos, mescla as linguagens de teatro e circo em uma narrativa quase sem falas, utilizando-se de comicidade física, manipulação de objetos e equilibrismo para contar a divertida história de Carmela: uma palhaça que decide ir à praia para se divertir e relaxar, mas encontra dificuldade em lidar com o sol escaldante e manejar seu guarda-sol e sua cadeira para montar seu cantinho em meio a uma praia lotada.

A partir das trapalhadas e da imaginação da palhaça, “Dia de Praia” tece poética e divertida narrativa, discutindo a potência de transformação de erros e tropeços do dia-a-dia e a possibilidade de rir de si mesmo. “Carmela se dá liberdades e não finge costume. Faz o que quer, dança no meio da praia sozinha, por exemplo. Tem toda uma liberdade inspiradora em seu dia a dia. Minha pesquisa de comicidade é também sobre criar esses respiros para nossas ternuras, enxergar e amolecer a casca feita da dureza do mundo. Acredito na possibilidade da construção de  uma doçura cotidiana para nos conectarmos entre nós e com a potência do riso e do existir. Por isso, o espetáculo é para todas as idades, é para qualquer pessoa que queira redescobrir diversão naquelas coisas pequeninas e potentes do dia a dia, que sabe que estamos juntas nessa vida e precisamos compartilhar nosso lugar ao sol para todas brilharem.”, afirma Melina Marchetti palhaça e criadora do espetáculo.

Dia de Praia, é o solo da Palhaça Carmela (Melina Marchetti) com direção de Glaucy Fragoso (RJ). Estreou na Virada Cultural 2019; foi premiado com o “Troféu Destaque pela pesquisa na pesquisa da linguagem Palhaçaria” pelo Festival de Teatro de Sarapuí (FTS); contemplado pelo edital de Apoio a Criação Artística 2018 da Prefeitura de São Paulo e foi apresentado no Centro Cultural da Penha, Casa de Cultura Freguesia do Ó, CEU Heliópolis, CEU Butantã, Circo Social Enturmando, Tendal da Lapa, Centro de Memória do Circo, Galeria Olido, Instituto Pombas Urbanas, Centro de Pesquisa das Máscaras.

Sinopse

Carmela decide ir à praia para se divertir e relaxar, mas além da dificuldade de encontrar um local em meio a uma praia lotada, ainda precisa lidar com o sol escaldante e sua inabilidade de manejo para montar seu cantinho de relaxamento. Dia de Praia é o trabalho solo da palhaça Carmela (Melina Marchetti), onde a fisicalidade da atriz, d equilibrismo e a interação com objetos criam imagens e relações tecendo poética e divertida narrativa.

Sobre o grupo

A Cia. Teatral Circo Delas tem como eixo principal a pesquisa da arte da palhaçaria e a comicidade femininas, realizando apresentações em teatros, parques, escolas, praças e ruas desde 2015. O repertório da companhia é composto pelos espetáculos “Dia de Praia”, “O Baú”, “As Clássicas”, “Roda Delas“ (projeto de pesquisa permanente a partir de entradas clássicas da palhaçaria), além do número curto “O Bombom”, intervenções culturais e oficinas. Em 2018 a Cia. Teatral Circo Delas foi premiada com o Edital de Apoio a Criação Artística da Prefeitura de São Paulo, que resultou na montagem do espetáculo Dia de Praia.

A companhia também atua como parceira outros grupos: em 2017, integrou o Cortejo cênico musical do III Encontro Internacional de Mulheres Palhaças, em São Paulo; em 2018 Integrou o Cabaré de Palhaças do IV Encontro Internacional de Mulheres Palhaças; integra a equipe permanente de artistas convidados pela organização Palhaços Sem Fronteiras Brasil; participou do cabaré de palhaças “As Sacerdotisas do Riso” promovido pelo Instituto Cultural ESLIPA, no Rio de Janeiro. Também se apresentou no Festival de Palhaçaria Sul Mineiro; Festival de Teatro de Sarapuí onde foi premiada com o “Troféu Destaque pela pesquisa na Palhaçaria” e indicada a melhor maquiagem e melhor iluminação; Cabaré de Gala da Cia. Tramp em Jundiaí; Projeto Circo de Quebra; e realizou apresentações em Casas de Cultura, Sescs, Centros Culturais e espaços culturais autônomos do estado de São Paulo (Paideia Associação Cultural, Espaço Quixote – FUNSAI, Centro de Pesquisa da Máscara).

Sobre Melina Marchetti

Atriz com trajetória artística de mais de 15 anos, bacharel em Artes Cênicas graduada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), é fundadora, atriz e palhaça da Cia. Teatral Circo Delas. Participou também de cursos e oficinas ministrados por Bete Gorgan, Fernando Sampaio (La Mínima), Tiche Vianna (Barracão Teatro – Princípio do Jogo das Máscaras, Máscara Neutra e Commédia del’Arte), Sue Morrinson (Canadá), Ésio Magalhães (Barracão Teatro), Heraldo Firmino (Doutores da Alegria), Luciana Viacava, Pepe Nuñez (Circo Dona Bilica), Aziz Gual (México), Ricardo Puccetti (Lume Teatro), Palhaço Biribinha, Thaís Ferrara (Doutores da Alegria), Angel Vianna, Andrea de Almeida, Lilian Morais (Eslipa – Grupo Off-SIna), Richard Riguetti (Eslipa – Grupo Off-SIna), Vivien Buckup, Andrea Simma (Théâtre du Solei e Ecolé Jacques Lecoq), Elias Cohen (Colombia) entre outros. Atuou em espetáculos dirigidos por Luiz Fernando Marques (Lubi), Matteo Bonfitto, Talita Cabral, Marcelo Lazzaratto, Marcio Tadeu, Heraldo Firmino, Verônica Fabrini, Maurício Perussi e Eliana Monteiro (Teatro da Vertigem). Recebeu o prêmio “Troféu Destaque pela pesquisa na Palhaçaria” no Festival de Teatro de Sarapuí. Atua como atriz também nas companhias Navega Jangada, Lona de Retalhos, integra o elenco do Cabaré das Palhaças do Teatro Mafalda Maflda, foi atriz convidada no Circo de Quebra, no Cabaré de Gala da Cia. Tramp, nos III e IV Encontro Internacional de Mulheres Palhaças de São Paulo e é membro da organização Palhaços Sem Fronteiras Brasil. Ganhou o prêmio de melhor atriz no Festival de Sarapuí de 2019.

 Ficha Técnica

Atuação e Concepção: Melina Marchetti

Direção: Glaucy Fragoso

Figurino: Nagila Sanches

Cenário: Bira Nogueira

Dramaturgia: Melina Marchetti

Pesquisa musical: Glaucy Fragoso e Melina Marchetti

Edição Musical: Rodrigo Regis

Produção: Cia. Teatral Circo Delas

Assessoria de Imprensa e Agenciamento: Sem Paredes Cultural – Paula Simões

 Serviço

Espetáculo “Dia de Praia”

Data: 11 de janeiro à 2 de fevereiro, exceto dia 12, sábados e domingos

Horário: 16h

Local: Teatro Arthur Azevedo

Endereço: Av. Paes de Barros, 955 – Mooca, São Paulo – SP

Ingresso: R$ 20 (inteira), R$ 10 (meia)

Estacionamento: Sim, com vagas limitadas

Acessibilidade: Sim

Lugares: 70 lugares

Público: Livre

Duração: 55 minutos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.