Minotauro visita Osasco e conhece “galeria dos grafites”

A lenda do MMA (Artes Marciais Mistas), Rodrigo Minotauro ou “Minotauro”, como é popularmente conhecido, esteve em Osasco na terça-feira, 28/1, para conhecer o grafite que foi feito em sua homenagem no Viaduto Presidente de Almeida Tancredo Neves, no Jardim Piratininga. O atleta é um dos principais representantes das artes marciais no Brasil.

No viaduto, o ex-lutador conheceu Ricardo Sotaq, artista responsável pela obra. O grafiteiro contou que não conhecia Minotauro pessoalmente, mas que se inspirou no lutador por conta de sua história de superação: “Ele é nordestino e nos mostrou que com muita disciplina e esforço, a gente consegue chegar em qualquer lugar”, explicou o design.

Minotauro ficou surpreso com os detalhes do grafite, que além de uma tatuagem no seu braço, mostra uma cicatriz que ele tem nas costas desde que era criança após ser atropelado por um caminhão. “Ficou muito bonito e bem real. A arte e o esporte são bons caminhos para transformar a realidade das pessoas”, disse o ex-lutador.

A revitalização de locais públicos com este tipo de arte é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria da Cultura, e a Okamoto Arquitetura, que culminou na seleção de 22 artistas da região para transformarem espaços antes tomados por pichações em verdadeiras galerias de grafites. Além do Viaduto Presidente de Almeida Tancredo Neves, o muro da Belgo Bekaert, que fica entre as avenidas dos Autonomistas e João Batista e Marechal Rondon e conta com 2,800 m², também recebeu as intervenções artísticas.