Jovens entre 9 e 11 anos devem ser vacinadas contra o HPV; Barueri mantém campanha

Vacinação HPV - ReforçoA procura pela vacina de HPV nos postos de saúde do município permanece baixa em relação à meta estipulada pela Secretaria da Saúde de Barueri. A campanha de vacinação, que começou no dia 10 de março, espera adesão de mais jovens de 9 a 11 anos.

 

A imunização contra o HPV foi inserida no calendário vacinal do Sistema Único de Saúde (SUS) em março do ano passado para o primeiro grupo de meninas, de 11 a 13 anos. A vacina é injetável e aplicada em três doses. A segunda deve ser recebida seis meses depois da primeira e a terceira, cinco anos mais tarde.

 

A vacina protege meninas contra as 15 variedades mais perigosas do papiloma vírus humano (HPV), relacionadas a doenças como câncer de colo de útero, de vagina, verrugas genitais e outros tipos de câncer. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer de colo do útero é o terceiro que mais atinge as mulheres.

 

Baixa adesão

Um dos principais motivos pela baixa adesão foi consequência às reações adversas de 11 meninas ao serem imunizadas na 1ª fase no ano passado na cidade de São Paulo. Todavia, a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo explica que, após análises dessas reações, comprovou-se que não houve qualquer tipo de sequela ou efeito adverso grave causado pela vacinação.

 

HPV

O Papiloma Vírus Humano, ou HPV, é um vírus que vive na pele e nas mucosas dos seres humanos, tais como vulva, vagina, colo de útero e pênis. É uma infecção transmitida sexualmente (DST). A ausência de camisinha no ato sexual é a principal causa da transmissão.

 

Também é possível a transmissão do HPV de mãe para filho no momento do parto, devido ao trato genital materno estar infectado. Entretanto, somente um pequeno número de crianças desenvolve a papilomatose respiratória juvenil.

 

O HPV pode ser controlado, mas ainda não há cura contra o vírus. Quando não é tratado, torna-se a principal causa do desenvolvimento do Câncer de colo do útero e do Câncer de Garganta. 99% das mulheres que possuem Câncer de colo do útero foram infectadas por esse vírus.

 

Como funciona

A vacina HPV está disponível para adolescentes entre 9 e 11 anos, nas Unidades Básicas de Saúde.

 

A adolescente deverá tomar 3 doses da vacina. A primeira dose já está disponível em março de 2015, a segunda, em setembro de 2015, e a terceira será agendada para 60 meses após a data da primeira dose.

 

Destaca-se que as meninas de 12 a 13 anos que ainda não foram vacinadas devem procurar uma Unidade de Saúde do SUS para tomar a vacina. É preciso completar o esquema vacinal, pois só com a segunda dose a adolescente estará protegida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.