Itapevi participa de reunião com o Estado sobre planejamento da Região Metropolitana

 

Na quinta-feira, 12, representantes da Prefeitura de Itapevi estiveram na Emplasa (Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano) para tratar do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de São Paulo (PDUI).

A pauta do encontro foi o andamento da implementação do PDUI. “Temos apenas um ano para colocar as ações do plano em prática”, disse o secretário de Planejamento, Marcos Toledo, que representou a Prefeitura de Itapevi.
O PDIU é um instrumento que integra o planejamento de diferentes municípios em torno de propostas e interesses comuns. As regiões metropolitanas são obrigadas a fazer seus planos de desenvolvimento em um prazo de até três anos.
O objetivo é formular políticas públicas para a Região Metropolitana de São Paulo e priorizar o desenvolvimento regional, envolvendo os três níveis de governo (União, Estado e Município) e sociedade.
A reunião teve ainda a participação do diretor vice-presidente da Emplasa, Luiz José Pedretti, e do subsecretário de Assuntos Metropolitanos do Estado de São Paulo, Edmur Mesquita, além de representantes de outros municípios da região.
A Região Oeste engloba as cidades de Itapevi, Cotia, Barueri, Carapicuíba, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba. Ela integra a Região Metropolitana de São Paulo que soma 39 municípios, divididos em cinco sub-regiões.
Ao todo, a Região Metropolitana abriga aproximadamente 21 milhões de habitantes (47,54% da população paulista) e produz 55,82 do PIB (Produto Interno Bruto) estadual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.