Final do Superbmx Estilo Livre acontece neste domingo

Crédito: Camalleão

 O domingo (10) vai ser de muita adrenalina e emoção na pista Caracas Trails em Carapicuíba (SP). Isso porque a grande final do SUPERBMX Estilo Livre acontece por lá a partir das 10 horas. Este ano, por conta da pandemia e das medidas de proteção contra o vírus não haverá público no local, mas o público poderá acompanhar todas as manobras radicais dos oito atletas que passaram pelas classificatórias e estão garantidos na final, pela transmissão ao vivo pelo Esporte Espetacular, na Rede Globo.

A fase classificatória aconteceu neste sábado, 9, e contou com 29 atletas. Desses, oito passaram para a final de domingo. São eles: Leandro Overall, Anthony Napolitan, Pat Casey, Felipe Manerim, Paulo Saçaki, Gustavo Bala Loka, Mike Hucker e Jorge Arias.

O atual tri-campeão do SUPERBMX Estilo Livre, Leandro Overall (BR) terá que dar duro para manter o título em casa e conquistar o tetracampeonato. Pelo caminho, ele terá que enfrentar os outros sete gigantes do esporte.

Para Rui Ogawa, head judge do campeonato, competir em Caracas é sempre desafiador. “Essa pista é desafiadora e exige muita técnica. Os atletas classificados têm uma qualidade de rolê indiscutível, o nível está alto e a final vai ser acirrada. Eles precisarão se esforçar muito para conquistar os juízes”, diz.

A competição

 Na fase final, os pilotos se submeterão aos critérios de avaliação dos árbitros que são: altura dos saltos, dificuldade e variedade das manobras, fator de risco e execução. A coordenação técnica da prova explica que os atletas serão avaliados por um time de arbitragem composto por três juízes e cada um deve avaliar, de forma independente, o desempenho dos pilotos com base nos critérios de julgamento, que incluem a dificuldade das manobras, as combinações utilizadas, coerência, estilo e domínio da bicicleta.

Para passar pelo crivo dos juízes e conquistar uma boa nota, os pilotos precisarão se arriscar. Isso porque os árbitros avaliarão, também, o grau de risco e a forma como a pista é utilizada. De maneira geral, as faltas são definidas como interrupções ou perda de controle durante a volta. Faltas menores podem incluir aterrisagens duras, deslizamentos, pequenos toques com os pés no chão e outras instabilidades.

Faltas médias incluem parar com os pés apoiados para recuperar o equilíbrio e, por fim, as faltas graves são aquelas em que o atleta “perde” a bicicleta ou cai.

O Superbmx Estilo Livre é organizado e realizado pelo IAPOIO e ESportemultiplataforma, patrocínio Monster Energy Drink, Rexona, Piracanjuba, Dorflex, Nissan, Lupo, Michelin, Levorin e apoio da Prefeitura de Carapicuíba.

10 de janeiro: Warm up (9h às 10h) – Final (10h às 11h30)

Onde: Caracas Trails