Desfile Cívico de 7 de setembro de Santana de Parnaíba bate recorde de participações e público

Foto: Sandro Almeida

Foto: Sandro Almeida

Com o tema “Leitura: O Mundo Mágico e Transformador, a Prefeitura de Santana de Parnaíba promoveu, na última quarta-feira, (07/09), Avenida Tenente Marques na Fazendinha, o Desfile Cívico em comemoração ao Dia da Independência do Brasil que mais uma vez contou com um grande público.

Realizado pela Secretaria Municipal de Educação, o evento contou com a presença do Capitão Garcia, do 22º Grupo de Artilharia de Campanha Leve do Exercito Brasileiro, além do Capitão Marcus Geraldini da Polícia Militar, assim como representantes do executivo e do legislativo municipal.

Como já é tradição nos desfiles do município, a Banda Marcial Lyra, sob a regência do Maestro Rogério Geneolli, faz a abertura do evento cívico, com alunos da rede municipal carregando as 27 bandeiras que representam os 26 estados brasileiros e o distrito federal, além das bandeiras nacional e de Santana de Parnaíba para execução dos hinos nacional e municipal. Na sequência, os blocos deram prosseguimento ao evento com as Forças de Segurança que contou com a participação do 22º Grupo de Artilharia de Campanha Leve do Exército Brasileiro – Batalhão de Barueri, seguido pelo 20º batalhão  da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiro, Defesa Civil, da Guarda Municipal Comunitária e da Guarda Mirim.

Em seguida foi a vez dos integrantes do CCI – Centro de Convivência do Idoso e a Fanfarra da Melhor Idade, que esbanjaram alegria e disposição no desfile. A partir daí foi a vez dos alunos dos 69 Colégios da Rede Municipal de Ensino que desfilaram caracterizados de personagens dos livros de contos de fada e histórias infantis que teve desde as princesas da Disney até super heróis e figuras da mitologia romana e grega. Além da Banda Marcial Lyra, também passaram pelo local as bandas marciais dos colégios Ana Aparecida Santana, Leda Caira e a Fanfarra do Colégio Aldônio Ramos Teixeira.

Entre a instituições presentes no desfiles estiveram as associações Rainha da Paz, Aproex, Fundação Eprocad, a turma de educação inclusiva do colégio SENAI Suzana Dias, as Etecs Ermelinda Teixeira e Bartolomeu Bueno e o CCCA – Centro de Convivência da Criança e Adolescente Vila Esperança. A novidade ficou por conta do Clube dos Desbravadores e Leões Kids que fazem parte da Igreja Adventista do 7º Dia.

“O desfile representa a comemoração de que há 194 anos nos tornamos independentes e o quanto esta conquista foi importante e deve ser sempre festejada, e é isso que esse evento representa não apenas para a população parnaibana, mas para todos nós brasileiros. A prefeitura está de parabéns pelo belo desfile”, comentou o Capitão Garcia.

A moradora Marcia Cristina elogiou o desfile e parabenizou os organizadores: “Assisto todos os anos e fico admirada pois parece que é a primeira vez, pois fica melhor a cada ano. A prefeitura e todos os participantes estão de parabéns, foi muito lindo”, disse.

 

 

Origem do Dia da Independência

 

No dia de 7 de setembro de 1822 foi a data em que o princípe Dom Pedro I às margens do Rio Ipiranga, em São Paulo, quando retornava de uma viagem à cidade de Santos, disse as palavras: “Independência ou Morte!” proclamando a Independência do Brasil.

A cena foi assistida por uma pequena comitiva que o acompanhava e marcou o fim de mais de 300 anos de colonização. Em outubro do mesmo ano, ele foi aclamado imperador do Brasil e coroado no dia 1 ° de dezembro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.