Depressão: Um mal silencioso

o-DEPRESSION-facebook

Quem já não ouviu falar nela, a doença da alma. Já ouvi dizer que isso era frescura, mas infelizmente esse mal tem atingido muitas pessoas que sentiram na pele o que é ter depressão. Para família de uma pessoa que sofre depressão suportar a angustia da pessoa não é fácil, pois a sensação de impotência pode tomar conta. Em alguns casos é possível perceber o que desencadeou esse processo, mas em outras nem mesmo a própria pessoa sabe o que aconteceu.

A depressão caracteriza-se pela perda de prazer nas atividades diárias, apatia, diminuição da capacidade de se concentrar ou tomar decisões, alterações psicomotoras como lentidão, sensação de fraqueza e fadiga. Também ocorrem alterações no somo podendo ter insônia ou hipersonolência. O apetite também pode ser alterado para mais ou para menos, a redução do interesse sexual, de sair e de fazer tarefas que antes era prazerosa. Ideias suicidas também são sintomas que aparecem.

Enfim a depressão é uma doença seria que precisa de cuidados profissionais de um psiquiatra e de um psicólogo. Se você sente-se assim ou conhece alguém que esteja procure um profissional, pois depressão quando tratada tem cura.

Elizangela Barbosa – Psicóloga atuante em Carapicuíba – EMAIL:  elizbn@ig.com.br

Um comentário

  1. Este assunto esta sendo mais polêmico nos últimos dias não tem classe social rico .muitos não procurarm ajuda devido o preconceito..muitos acham que e frescura….Pela organização mundial da saúde (OMS) revelou 350 milhoes de pessoas sofrem de depressão em todo o mundo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*