Cotia recebe prêmio por ações de combate à tuberculose

O município de Cotia, por meio da equipe de Vigilância Epidemiológica, recebeu o prêmio pela “Busca de casos de tuberculose”, concedido pelo Programa Estadual de Controle da Tuberculose de São Paulo. A premiação foi entregue durante um evento em São Paulo pela passagem do Dia Mundial da Tuberculose, lembrado em 24 de março. A solenidade contou com a participação de profissionais da área da saúde, técnicos e enfermeiros de todo o Estado.

“Este reconhecimento ratifica que Cotia está no caminho certo quando o assunto é a busca de casos da doença, do encaminhamento e do tratamento necessário. Parabéns a todos da Vigilância Epidemiológica, da Atenção Básica que atuam diariamente para atingirmos este e outros resultados positivos na saúde”, disse o prefeito Rogério Franco.

A interlocutora de tuberculose de Cotia, Merieni Souza, representou o município na solenidade e reforçou que tanto o exame de detecção da doença, quanto o tratamento são gratuitos. “Importante lembrar a todos que a tuberculose é altamente contagiosa, mas tem cura. O exame e o tratamento são oferecidos gratuitamente pelo SUS. Quem tiver alguma dúvida pode procurar as equipes em qualquer Unidade Básica de Saúde”, afirmou Merieni.

Números da Secretaria de Saúde do Estado mostram que Cotia superou os parâmetros estaduais de testes para detecção da doença, nos últimos anos. Foram cerca de 200 pessoas testadas e três casos positivos encaminhados para tratamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.