Comitê Rio 2016 elogia revezamento da Tocha Olímpica em Araçariguama

7.1_ Tocha Olímpica AraçariguamaA Revista Eletrônica ISTOÉ destacou a passagem da Tocha das Olimpíadas Rio 2016 – sem o fogo sagrado da Grécia- na cidade de Araçariguama. O revezamento aconteceu dia 29/06 e teve a participação das ex-atletas Patrícia Medrado, símbolo no Tênis Nacional, e Branca, Hele Luz e Vanira Hernandes, ex-jogadoras da Seleção Brasileira de Basquete. Elogiada pelo Comitê Organizador do Rio-2016 que achou a ideia “o máximo”, a iniciativa será copiada por outras cidades.
Na reportagem, Adriana Garcia, diretora de comunicação do Comitê Organizador das Olimpíadas Rio-2016, afirmou que a ideia de Araçariguama “é uma prova de que o revezamento está engajando a população. O objetivo da tocha está sendo cumprido, que é levar a mensagem da chegada dos Jogos ao Brasil”. Carlos Lima, coordenador de Educomunicação na Prefeitura de São Paulo, que conduziu a tocha em Petrolina (PE), prometeu levar o objeto para 49 unidades do Centro Educacional Unificado (CEUs) e do Centro de Educação e Cultura Indígena (CECIs).
A ISTOÉ afirmou ainda que “só ficou faltando o fogo sagrado” e destacou a participação dos estudantes do município de Araçariguama. “Para as centenas de crianças e adolescentes que interagiram com a tocha em Araçariguama, a 50km de São Paulo, a ausência do fogo olímpico não fez muita diferença. O que valia, ali, era a oportunidade do contato com algo que elas só veriam pela televisão, não fosse a iniciativa das irmãs Vanira e Vânia Hernandes, ex-jogadoras da seleção brasileira de basquete.”
Em entrevista à Revista Eletrônica, Vanira, consultora de projetos esportivos e funcionária da prefeitura de Araçariguama, disse que “se a gente, que tem toda essa experiência, se emocionou quando recebeu o convite para participar do revezamento oficial, imagina o sentimento dessas crianças, que nunca tiveram acesso a nada disso?”. Branca afirmou que “a tocha tem todo um simbolismo aqui, ela serve para aproximar as crianças do esporte”, e completou ex-jogadora Helen Luz: “A gente vem aqui fazer a mensagem do esporte olímpico. O esporte serve para unir”.
O revezamento em Araçariguama teve camisetas especiais, ex-atletas olímpicos, esportistas locais, estudantes e batedores sem gerar nenhum custo para a Prefeitura. No percurso da Tocha Olímpica também seguiu ao seu lado, a Tocha de Abertura dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP), categoria infantil, fase sub-regional, em andamento no município. A Tocha do JEESP foi acesa pelo prefeito Roque Hoffmann, na largada realizada no Paço Municipal. Ambas as tochas seguiram por meio de um revezamento acompanhado por estudantes e membros da comunidade pelas ruas da cidade até o Ginásio Municipal de Esportes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.