Classificatórias do Superbmx Estilo Livre acontecem neste sábado

Foto: André Vasconcellos

 O campeão do Superbmx Estilo Livre está cada vez mais perto de ser conhecido. Neste sábado (9), acontece a etapa classificatória da competição, em que os dez pilotos melhores passam para a fase final. No domingo (10), os atletas vão fazer de tudo para alcançar o pódio e levar para casa o título. A final do Superbmx Estilo Livre será transmitida ao vivo pelo Esporte Espetacular, Rede Globo, a partir das 10h.

Nesta sexta-feira, o movimento dos pilotos na pista Caracas Trails em Carapicuíba já era intenso. Eles puderam treinar e reconhecer a pista, além de se submeterem, também, a testes rápidos de Covid-19, garantindo a prevenção à disseminação do vírus. Vale ressaltar que todos os atletas tiveram resultado negativo e nenhum precisou ser afastado da competição.

Pelo quarto ano consecutivo Carapicuíba é a sede do Superbmx Estilo Livre e nomes importantes do esporte a nível nacional e internacional participarão da disputa, como os americanos Pat Casey, Anthony Napolitan e Mike Hucker. Eles vieram ao Brasil para tentar tirar das mãos do tri-campeão Leandro Overall o título, deixando a competição ainda mais acirrada.

Em busca do tetracampeonato, Overall conta que vai sentir falta do público na competição, mas que sabe que esse distanciamento é imprescindível no momento. “A presença das pessoas no dia da final é sempre importante, são nossos amigos, eles vêm torcer por nós, acompanham nosso trabalho e dedicação. Mas, tenho certeza que estarão todos com a TV ligada e acompanhando cada manobra, sem deixar de torcer”, diz o atleta.

A competição

 Para levar o título, os pilotos serão avaliados por um time composto por três juízes, que avaliação de forma independente o desempenho de cada atleta, com base em critérios de julgamento que incluem: estilo, perfeição e a dificuldade de execução das manobras, suavidade e fluidez nos saltos. A avaliação ainda é influenciada, também, pelas manobras executadas com estilo e segurança. A pontuação atribuída é o resultado da média da pontuação dos três juízes.

O Superbmx Estilo Livre é organizado e realizado pelo IAPOIO e Esportemultiplataforma, patrocínio Monster Energy Drink, Rexona, Piracanjuba, Dorflex, Nissan, Lupo, Michelin, Levorin e apoio da Prefeitura de Carapicuíba.