Cia. Das Dores Circo Teatro apresenta espetáculo infantil sobre sustentabilidade nas Bibliotecas Municipais de São Paulo

No dia 16/02 (sábado), às 14h, A Cia. Das Dores Circo Teatro apresenta o espetáculo infantil circense “La Bamba”, na Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes. A peça conta a história de uma banhista e um salva-vidas que se encontram na praia e entre uma palhaçada e outra se deparam com as consequências da interferência do ser humano no meio ambiente. A circulação pelas bibliotecas municipais da capital paulista se estende por todo o mês de março, promovendo o diálogo sobre o tema para crianças, familiares e educadores ao longo de 10 apresentações pelo mês de fevereiro e março.

O espetáculo é alinhado com os objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. Dados do órgão apontam números como: a cada 1 minuto são compradas 1 milhão de garrafas d’água de plástico; cerca de 5 trilhões de sacolas de plástico descartáveis são utilizadas por ano; e todos os anos cerca de 8 milhões de toneladas de resíduos plásticos vão parar nos oceanos. Segundo o secretário-geral da ONU, António Guterres, a quantidade de partículas de microplástico presente nos oceanos já supera as estrelas de nossa galáxia:

“Queremos despertar uma consciência ambiental no público de maneira lúdica, sensibilizando especialmente as crianças, e promovendo o diálogo entre pais e filhos sobre o tema”, afirma Yvie Tinoco, integrante do grupo.

Além da circulação por bibliotecas municipais, o grupo também se apresenta no Sesc Bertioga, nos dias 08 e 15/03, às 21h, fechado para hóspedes, e no Sesc São José dos Campos, no dia 31/03, às 16h30, aberto ao público e gratuito.

Sobre o espetáculo

O espetáculo teve sua estréia no Festival Independente de Teatro de Rio das Ostras (FESTEIRO) e teve passagem pelo Festival Regional de Esquetes (FREE) em Macaé – RJ, vencendo os prêmios de 2° melhor cena, melhor ator, melhor caracterização e melhor composição sonora; em La Fête du Théâtre Universitaire Paris 8 em Paris, França e Temporada de verão no projeto Circo na Concha, com a parceria da prefeitura de Rio das Ostras – RJ. Em São Paulo, já se apresentou no Sesc Bertioga, Sesc Osasco, Museu da Imagem e do Som e diversos espaços públicos.

Sinopse

La bamba fala sobre a praia, suas diversas possibilidades de encontros e surpresas. Um salva-vidas e uma banhista armam grandes confusões com atividades cotidianas da praia e se deparam com um grande e fatal inimigo: o lixo. Tais eventos são um prato cheio para os dois palhaços. 

Sobre o grupo

Das Dores Circo Teatro foi criada em 2015 e é formada pela dupla Paollo Preto e Yvie Tinoco. O grupo se dedica à pesquisa da fusão entre o circo e o teatro com a experimentação entre o tradicional e o contemporâneo.

Informações de circulação pela Bibliotecas Municipais

Data: 16/02/2019 (Sábado)

Horário: 14 horas

Local: Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes

Endereço:  R. Sampei Sato, 440 – Jardim Matarazzo, São Paulo – SP

Ingresso: Gratuito

Data: 13/03 (quarta)

Horário: 14h30

Local: Biblioteca Brito Broca

Endereço: Av. Mutinga, 1425 – Vila Pirituba, São Paulo – SP, 05110-000

Ingresso: Gratuito

Data: 16/03 (sábado)

Horário: 14h

Local: Biblioteca Érico Veríssimo

Endereço: R. Diógenes Dourado, 101 – Taipas, São Paulo – SP, 02815-060

Ingresso: Gratuito

Data: 17/03 (domingo)

Horário: 11h

Local: Biblioteca Clarice Lispector

Endereço: R. Jaricunas, 458 – Lapa, São Paulo – SP

Ingresso: Gratuito

Data: 19/03 (terça)

Horário: 15h

Local: Biblioteca Paulo Setúbal

Endereço: Av. Renata, 163 – Vila Formosa, São Paulo – SP, 03377-000

Ingresso: Gratuito

Data: 20/03 (quarta)

Horário: 14h

Local: Biblioteca Gilberto Freyre

Endereço: Rua José Joaquim, Av. Sapopemba, 290, São Paulo – SP, 03272-030

Ingresso: Gratuito

Data: 23/03 (sábado)

Horário: 14h

Local: Biblioteca Belmonte

Endereço: R. Paulo Eiró, 525 – Santo Amaro, São Paulo – SP, 04752-010

Ingresso: Gratuito

Data: 24/03 (domingo)

Horário: 11h

Local: Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet

Endereço: Praça Ituzaingó, s/n – Vila Reg. Feijo, São Paulo – SP, 03178-200

Ingresso: Gratuito

Data: 30/03 (sábado)

Horário: 14h

Local: Biblioteca Menotti Del Picchia

Endereço: R. São Romualdo, 382 – Limão, São Paulo – SP, 02557-060

Ingresso: Gratuito

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.