Cia. Asfalto de Poesia fica em cartaz com o espetáculo “TV Sem Controle”, no Teatro Cacilda Becker

Durante todo o mês de julho, período de férias da criançada, aos sábados e domingos, às 16h, a Cia. Asfalto de Poesia realiza temporada do espetáculo “TV Sem Controle”, no Teatro Cacilda Becker, localizado no bairro da Lapa, região oeste da capital paulista, e fica em cartaz todos os sábados e domingos até 28 de julho. A peça teve a sua primeira montagem em 2007, sendo contemplada pelos editais Proac 2009 e 2014, e se mantém em circulação desde então.

A peça infantil é sobre três crianças que brincam na casa da vovó Filomena, mas acidentalmente quebram a TV, que é o brinquedo favorito de todas elas. Para esconder o estrago, elaboram planos para que a avó não perceba o incidente, e elas mesmas preparam a programação televisiva, como novela, jornal, filmes, etc. Dessa forma, a história retrata duas fases da vida: infância e terceira idade. Por meio da arte da palhaçada, são problematizados o espaço da tecnologia das relações sociais e da influência da TV e demais equipamentos eletrônicos no desenvolvimento da criança.

O foco do roteiro é no resgate da infância, que atualmente encontra-se submersa no meio de tanta comunicação em massa e de jogos eletrônicos. De acordo com a pesquisadora Vera Barros de Oliveira, em publicação do portal Brasil Escola, “o ato de brincar, como sendo um processo de humanização, no qual a criança aprende a conciliar a brincadeira de forma efetiva, criando vínculos mais duradouros. Assim, as crianças desenvolvem sua capacidade de raciocinar, de julgar, de argumentar, de como chegar a um consenso, reconhecendo o quanto isto é importante para dar início à atividade em si”.

“A linguagem circense tem muita aproximação com o universo da criança, pois é repleto de ingenuidade e espontaneidade, o que tem grande capacidade de descontrair as situações sérias e de reverter o trágico em cômico”, afirma Maria Silvia do Nascimento, artista integrante do grupo.

 

Sinopse

 

O espetáculo conta a história de três crianças que se reúnem para brincar na casa da vovó. A brincadeira acaba quando, em meio a uma grande confusão, quebram seu brinquedo favorito: a TV. Para esconder o que aconteceu, elaboram planos divertidos e absurdos e, sem perceber, acabam descobrindo momentos mágicos ao se aproximarem uma das outras e da avó. Celulares, televisão, computador, internet, redes sociais… a tecnologia  tornou mais próximo quem está longe, mas também mais longe quem está por perto.  O que a geração smart pode aprender com a melhor idade? A peça retrata o encontro das duas fases extremas da vida – infância e a terceira idade – resgatando o valor da amizade e as brincadeiras tradicionais da infância, sem esquecer os benefícios da inovação dos meios de comunicação.

 Sobre o grupo

 A Companhia Asfalto de Poesia é formada por artistas egressos da Fundação das Artes de SCS e do IA-UNESP, que pesquisam as máscaras teatrais cômicas, em especial o nariz vermelho, a dramaturgia autoral e o diálogo entre o humor e o feminino. O primeiro espetáculo da companhia “TV sem controle”, foi contemplado pelo Proac 2009 e 2014, realizando apresentações e oficinas pelo interior de São Paulo. Contando também com peças adultas em seu repertório, como “O Martelo das Bruxas” e “Eu Transito”, a companhia promove intervenções, contações de história e oficinas de teatro em escolas, eventos, parques e ruas (Virada Cultural, Virada da Saúde, Dia Mundial da Conscientização do Autismo). Em 2016, a Cia. se junta mais uma vez a Cida Almeida para a produção do espetáculo Merlim, Arthur e o Bobo, com estreia no Sesc Pinheiros e circulação pelo Circuito Sescoop de Cultura por 15 cidades do interior de São Paulo por todo ano de 2017. Em 2018, a Cia. Asfalto de Poesia estreou o espetáculo “Pareias” com direção de Lilian Moraes, artista fundadora do Off Sina e da Escola Livre de Palhaços do Rio de Janeiro.

Ficha Técnica:

Dramaturgia, Direção e Pesquisa: Cia. Asfalto de Poesia.

Elenco: Amanda Massaro, Caio Marinho, Marcela Sampaio e Maria Silvia do Nascimento.

Ator substituto: José Olegário Neto (palhaço Zezinho)

Cenografia: Caio Marinho e Karine Lopes.

Sonoplastia: Marcela Sampaio e Maria Silvia do Nascimento.

Música Original: Thiago Freire.

Programação visual, ilustrações e arte: Rafael Victor.

Concepção de luz: Cleide Amorim e Marina Rodrigues.

Produção Geral: Amanda Massaro e Maria Silvia do Nascimento.

Produção Artística: Amanda Massaro, Marcela Sampaio e Maria Silvia do Nascimento.

Operação de som: José Olegário Neto.

Operação de luz: Marina Rodrigues.

Oficinas: Marcela Sampaio

Bilheteria: Gustavo Ferreira.

Fotos: Michel Igielka.

Vídeo: Tuí Filmes.

Brinquedos: Paparicos e Cia. 

Assessoria de Imprensa e agenciamento: Sem Paredes Cultural – Paula Simões

Serviço

Espetáculo “TV Sem Controle”

Data: 29 de junho a 28 de julho (sábados e domingos)

Horário: 16h

Local: Teatro Cacilda Becker

Endereço: R. Tito, 295 – Lapa, São Paulo – SP

Ingresso: R$ 16 (inteira), R$ 8 (meia)

Acessibilidade: Sim

Lugares: 198

Público: Livre

Duração: 60 minutos

Compra Online:

Dia 13/07: https://www.sympla.com.br/tv-sem-controle__568174 

Dia 14/07: https://www.sympla.com.br/tv-sem-controle__568171  

Dia 20/07: https://www.sympla.com.br/tv-sem-controle__568172  

Dia 21/07: https://www.sympla.com.br/tv-sem-controle__568175  

Dia 27/07: https://www.sympla.com.br/tv-sem-controle__568176 

Dia 28/07: https://www.sympla.com.br/tv-sem-controle__568177 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.