Centro de Combate ao Coronavírus de Jandira já realizou mais de 4,8 mil atendimentos

Imagem: Luan Brito

Com equipe composta por médicos clínicos e intensivistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, a unidade atende todos os dias, por 24 horas

Com a pandemia do novo coronavírus e com o início dos casos dentro do país, a Prefeitura de Jandira vem investindo no combate à doença para conter a disseminação da Covid-19. Entre as principais ações municipais, está a criação do Centro de Combate ao Coronavírus (CCC), localizado na rua Novo Salomão Barjud, 220, com a finalidade de realizar o primeiro atendimento às pessoas com sintomas que tenham suspeita de contaminação do vírus.

A unidade obedece todos os protocolos de assistência recomendados pelo Ministério da Saúde, tais como disponibilizar álcool gel, triagem com enfermeiros capacitados para realizar o primeiro acolhimento e a realização da avaliação médica onde é verificado a possibilidade de estar ou não infectado e o grau de acometimento da doença. Para este atendimento inicial, o local conta com três médicos clínicos e um médico intensivista durante os sete dias por semana nas 24h do dia.

O CCC conta sala de raio-x equipada com aparelhos modernos e equipe capacitada para o atendimento dos procedimentos. Há ainda dez leitos equipados com ventiladores mecânicos, monitores multiparâmetros, bomba de infusão, e outros onze leitos de observação clínica. Os 21 leitos existentes ao todo estão divididos em ambientes de acordo com o grau de comprometimento do paciente, respeitando as normas de segurança para o profissional de saúde. Há também à disposição, por 24 horas, uma ambulância UTI devidamente equipada para remoções à outras unidades hospitalares ou para a realização de exames externos.

No setor amarelo, para casos moderados, o paciente permanece em observação, recebendo oxigênio suplementar e passa por realização de exames. Já nos setores vermelho e laranja, são destinados aos pacientes em casos críticos ou graves, tendo à disposição recursos tecnológicos semelhantes aos de uma unidade semi-intensiva.

Iniciados os atendimentos aos munícipes em 9 de abril, mais de 150 dias de funcionamento por 24 horas, o Centro de Combate ao Coronavírus de Jandira já realizou 4.802 atendimentos ambulatoriais e 194 internações, até o fim do mês de agosto. De acordo com o último boletim epidemiológico, divulgado na quarta-feira (16), o município tem 1,5 mil pacientes curados, 2,8 mil descartados e 95 óbitos confirmados, um dos menores índices regionais.

Para estes cinco meses de atendimentos, a equipe do CCC passou por cursos de qualificação e reforço como, por exemplo, a forma correta do uso dos principais EPIs, treinamento para intubação orotraqueal e máscara laríngea.

Além disso, os profissionais prestam uma assistência humanizada para o paciente e seus familiares, na qual a equipe médica realiza contato telefônico para informar, diariamente, aos familiares sobre o quadro de saúde do paciente, e há um assistente social para dar apoio emocional e social aos pacientes e familiares.