Boas práticas de diretores da região de Guarulhos concorrem ao prêmio Gestão Escolar

Edição 2017 do concurso foi lançado nesta sexta-feira (12); peça estrelada por alunos da rede estadual foi encenada em evento na capital

Diretores das mais de 174 escolas estaduais da região de Guarulhos já podem se inscrever no prêmio Gestão Escolar, promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). O lançamento da edição 2017 foi nesta sexta-feira (12) durante a feira Bett Educar, na capital paulista. A peça “Danielle: Para que serve a Utopia?”, estrelada por estudantes do Ensino Médio, da Escola Estadual Prof. Antônio José Leite participou da abertura do evento.

Em quase 20 anos, mais de 34 mil escolas públicas brasileiras responsáveis por criar, mobilizar e colocar em prática projetos inovadores em prol da qualidade do ensino disputaram o prêmio. Assim como nas edições anteriores, a inscrição é online (www.premiogestaoescolar.com.br) e aberta a unidades de ensino regular Fundamental e Médio. O prazo de inscrições segue até 14 de agosto.

Plano de ação e autoavaliação

Para participar do prêmio, os candidatos devem enviar um plano de ação sobre os trabalhos desenvolvidos nas escolas. Além disso, em conjunto com professores, famílias e estudantes, os diretores são convidados a elaborar uma autoavaliação. O documento é composto por quatro dimensões: planejamento e ações pedagógicas, resultados educacionais, gestão participativa, gestão da infraestrutura: recursos e serviços.

Foi exatamente o que fez Maria Elizabete Fernandes de Oliveira, diretora da E.E. Antonio Kassawara Katutok, no munícipio de Gabriel Monteiro (região de Birigui). A unidade foi vencedora da etapa estadual e uma das cinco finalistas gerais da edição 2015 com o projeto de sustentabilidade. Na escola, alunos e professores criaram juntos um sistema integrado que inclui captação de água, bosque, horta e compostagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*