Ao lado de Elvis Cezar Prefeito Marcos Tonho recebe o Prêmio “Band Cidades Excelentes” na categoria Eficiência Fiscal e Transparência

No prêmio desenvolvido pelo Grupo Bandeirantes, em parceria com o Instituto Aquila, a cidade ficou na primeira colocação entre os  5.570 municípios do país com mais de 100 mil habitantes

Na última terça-feira (24), o Grupo Bandeirantes, em parceria com o Instituto Aquila, realizou em Brasília a etapa nacional do “Prêmio Band Cidades Excelentes”, onde o município de Santana de Parnaíba se destacou com a primeira colocação do Brasil na categoria Eficiência Fiscal e Transparência.  Em outubro, a cidade já havia ganho o prêmio e ficado na primeira colocação  do Estado de São Paulo com índice total de 90,54. Nessa etapa, que ocorreu em Brasília, teve a presença de diversas autoridades dos três poderes, como o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, e os presidentes do Senado Rodrigo Pacheco e da Câmara Arthur Lira.

A premiação dividiu os finalistas em três grupos: menor de 30 mil habitantes, de 30 mil a 100 mil habitantes e acima de 100 mil habitantes. Duas novas categorias foram acrescentadas nessa fase nacional, cidades acima de 500 mil habitantes e capitais, totalizando 52 municípios finalistas e, para se chegar ao resultado foram analisados cinco pilares: Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana e Desenvolvimento e Ordem Pública, que levaram em conta as informações coletadas referentes ao ano de 2020 e os resultados que ocorreu em cada estado.

Um dos pilares mais difíceis e essenciais para o desenvolvimento de uma boa gestão pública é em relação a Eficiência Fiscal, e para premiar essa categoria foram analisados os seguintes dados: percentual de endividamento, autonomia fiscal, capacidade de investir, investimento per capita, resultado fiscal e índice de transparência aderência ao plano de contas.

 Além de premiar os bons gestores, o Prêmio Cidades Excelentes do Grupo Bandeirantes é uma iniciativa que incentiva os municípios a trabalharem cada vez mais em prol da população e enaltece o trabalho que é desenvolvido por uma gestão comprometida com o crescimento. Fora isso, possibilita políticas públicas  que foram sucesso em determinada cidade, possam ser replicadas em outros municípios. 

O que é o IGMA?

A plataforma IGMA (Índice de Gestão Municipal Aquila) foi criada com o objetivo de acompanhar a evolução dos municípios brasileiros. Na metodologia das cidades excelentes ela é a bússola que possibilita o monitoramento de cada um dos pilares do ciclo virtuoso de desenvolvimento municipal.  

Baseada no conceito de BIG DATA, o Índice é formado por 41 indicadores alimentados por fontes públicas, processados por meio de um algoritmo que fornece ípio.