Jandira promove 6ª Conferência Municipal da Saúde

A  Conferência Municipal realizada nos dias 27 e 28 de maio no Teatro Municipal  é uma reunião preparatória para o encontro estadual que ocorre em julho.
Jandira-promove-6ª-Conferência-Municipal-da-Saúde
Na ocasião foram eleitos 224 delegados, todos membros do Conselho Municipal de Saúde e do Conselho Gestor, formado por coordenadores e chefes administrativos da Secretaria Municipal de Saúde. Eles são responsáveis pela discussão dos assuntos relacionados à área, e dentre eles, serão escolhidos os membros que vão representar o município na Conferência Estadual.

Os participantes foram divididos em quatro grupos e cada um discutiu um dos temas: atenção básica; atenção especializada e atenção hospitalar; vigilância em saúde e assistência farmacêutica e gestão do SUS.

Entre as propostas apresentadas estão o fortalecimentos da atenção básica por meio de planejamento efetivo, a complementação do quadro de profissionais, o atendimento a  pequenas urgências durante todo o período de funcionamento, o estímulo ao trabalho em equipe e ampliação da oferta de ações médicas básicas.

Em relação à atenção especializada e atenção hospitalar estão a ampliação e qualificação da oferta de ações e serviços especializados, com aumento do número de especialidades médicas oferecidas no AMME, implementação e fortalecimento da rede de atenção psicossocial de acordo com a política de saúde mental.

No caso da vigilância em saúde e assistência farmacêutica foram propostos o fortalecimento das ações de vigilância em saúde por meio da apresentação de dados de relevância epidemiológica no conselho municipal de saúde e demais espaços, por meio de informativos epidemiológicos, a integração da vigilância em saúde com a rede assistencial, a inspeção em estabelecimentos nas áreas de medicamentos, cosméticos e alimentos.

No quesito gestão do SUS estão a informatização de toda a rede pública de saúde, recursos humanos capacitados e treinados com frequência, a aprovação urgente da reforma administrativa da saúde e um plano de carreira de cargos e salários.

Foram apresentadas mais de 60 propostas que devem ser implementadas na medida do possível.

Fonte: SECOM – Secretaria de Comunicação e Imprensa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.